Qual a materia que vc mais gostou no blog?

sexta-feira, 29 de outubro de 2010


A corrida pelo título de melhor jogo de futebol do ano está ficando cada vez mais quente. De um lado, temos a franquia Pro Evolution Soccer, que está passando por mudanças drásticas para a edição 2011, ganhando ligas online e uma série de adições no sistema de contratações de jogadores.
Do outro lado, vem a Electronic Arts, que não está parada e pretende bater de frente com o projeto da Konami. Durante a gamescom 2010, novos recursos de FIFA 11 foram divulgados. Quem esteve no evento pôde até mesmo testar a versão mais atual do game, que será lançado no dia 28 de setembro.
Fiel à origem
O primeiro ponto a ser observado é a interação entre os jogadores em campo. Todos eles estão sendo modelados a partir dos atletas reais (principalmente em termos de peso e altura), tendo constituição física e habilidades similares às vistas fora dos games. Em conjunto com as novas animações e com o sistema de defesa da bola (que descreveremos adiante), tamanha atenção gera uma imagem no mínimo convincente.
Img_original
Pode-se dizer que há contato, já que os jogadores se empurram o tempo inteiro, durante períodos que exigem marcação. Ao perceber que um jogador do time adversário está se aproximando, seu atleta adotará uma posição mais defensiva, virando as costas para o oponente com a finalidade de proteger a bola.
No que diz respeito ao comportamento dos jogadores em campo, temos que observar também que as habilidades listadas nos menus têm impacto direto sobre os seus movimentos. Jogadores pesados são melhores na proteção, favorecendo corridas curtas, marcação e algumas jogadas de longa distância.
Já os craques não têm dificuldade alguma em receber passes e dominar a bola, partindo com velocidade para o gol. Contudo, é necessário aprender a usar a velocidade dos pés para não esbarrar na força alheia. E se a ideia é enganar o oponente, é melhor você ficar ligado, pois a inteligência artificial será dinâmica e aprenderá com todas as suas jogadas.
Img_original
Aprendendo os fundamentos
Independentemente do estilo do jogador, uma coisa fica clara em FIFA 11: os passes rápidos (que muitos apelidaram de toques de pingue-pongue) foram completamente eliminados. Agora, os jogadores terão que calcular muito bem a força de cada toque na bola, sem apoio de um sistema automatizado.
Aqueles que tocarem fraco demais verão os adversários interceptando a bola. Se o oposto ocorrer, o jogador responsável pelo domínio terá que correr muito (ficando cansado) — isso se a bola ainda estiver em seu alcance. Passes em movimento não são os mais aconselháveis para a maioria do elenco, já que não ajudam na questão da precisão. A melhor solução é parar, dominar e passar a bola.
O resultado desse novo sistema é um tanto óbvio: as partidas ficaram mais lentas, como afirmou o Eurogamer. Isso pode parecer ruim a princípio, mas muitos afirmam que o realismo da experiência aumenta.
Img_original
A vida do goleiro
A campanha Be a Pro ocupará o tempo dos fissurados em futebol. Nesta edição, você poderá progredir no papel de jogador, técnico ou gerente do clube escolhido, ganhando pontos de experiência e se desenvolvendo com o passar do tempo. Os calendários foram ajustados e o tempo avança dia por dia, evitando o problema das diversas partidas consecutivas, sem tempo para transações.
O grande destaque, no entanto, é a posição de goleiro, aberta para todos aqueles que quiserem se arriscar defendendo chutes de atacantes do mundo inteiro. A diversão das partidas no papel de goleiro vem do quão agitado é o jogo, afinal de contas, uma defesa sólida não dará nenhum espaço para que você faça o seu trabalho.
A jogabilidade é dividida em duas porções. A primeira é baseada no controle direto do atleta, feito por meio do analógico esquerdo. O salto em direção à bola é automático, permitindo que você corra rumo ao atacante, mas que pule para o lado correto. Apenas tome cuidado para não agir antes da hora, antecipando chutes forjados.
O segundo papel do goleiro (e a outra forma de jogar) surge com a bola fora do campo de defesa. Você pressiona um botão para mudar o ângulo da câmera e passa a dar dicas para seus colegas de equipe, dizendo quando a bola deve ser passada ou chutada em direção ao gol.
Ainda mais conteúdos
Se apenas as mudanças no núcleo de FIFA não forem suficientes para você, fique tranquilo, pois a desenvolvedora tem outras novidades quentes. A primeira delas é o Theater Mode, que permitirá a gravação dos replays das partidas, os quais poderão ser salvos ou enviados para a internet, para que outras pessoas assistam aos jogos.
Quem quiser se divertir ainda mais com o recurso poderá alterar a trilha sonora, mesclando qualquer outro efeito ao vídeo. Isso abre espaço para músicas, gritos de gol, cantoria da torcida e até mesmo provocações regionais.
Seu time não está no game? Sem problemas, já que FIFA 11 trará um sistema de edição completo para os times, abrangendo desde a cor do uniforme até os nomes e atributos dos jogadores. Como essa é a primeira tentativa da EA Sports (de criar um editor tão completo), a equipe de desenvolvimento foi cautelosa na pintura do uniforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário